sábado, 29 de outubro de 2011

Considerações!


Depois de ter assistido a mais uma Assembleia Geral juntamente com mais 2000 consócios, diz bem da vitalidade do nosso Vitória, que independentemente do momento que atravessa, nós, os Sócios podemos continuar a dizer “Aconteça o que acontecer, Somos Vitória até morrer” e depois de termos lido e relido o que entretanto foi dito e escrito acerca da mesma, somos obrigados a fazer meia dúzia de considerações.

Sr. Emílio Macedo da Silva, se antes da Assembleia já lhe tínhamos dito que só por manifesta burrice é que o Sr. podia dizer que o eventual chumbo ao Relatório e Contas tinha algo a ver com a actual classificação na tabela classificativa ou pelas fracas prestações futebolísticas, continuar a insistir tal como o Sr. fez á comunicação social com “Os sócios são soberanos, mas não votaram contra por as contas estarem aldrabadas... mas sim pelo momento menos bom que atravessamos em termos desportivos”, é uma clara demonstração de hipocrisia e estupidez, pois ao fim de cerca de 2 dezenas de intervenções de associados, em que todos eles claramente disseram as razões pelas quais iriam votar negativamente o Relatório proposto, vir com o argumento desportivo é uma clara demonstração que o Sr. não tem dignidade nem carácter para continuar a presidir aos destinos do nosso Vitória.
Mas pior que esse facto é a sua clara falta de carácter e dignidade ao novamente ser confrontado com o episodio relacionado com o Voleibol, em que o Sr. não teve sequer a honestidade associativa de tentar refutar as provas apresentadas pelo associado Miguel Salazar e se duvidas havia, nessa intervenção foram completamente dissipadas e ficou provado que o Sr. realmente tentou vender o resultado desportivo ao Benfica a troco que só o Sr. poderá saber, apesar de nós, Vitorianos, há muito já desconfiarmos.
A falta de carácter e dignidade ficou patente ao refutar as suas próprias palavras, aquando da leitura por parte do Presidente da Mesa da Assembleia a pedido de associado Bé Guerra de excertos de entrevistas dadas pelo Sr. em 2007 e 2010.

Sr. João Cardoso, o meu lamento pela maneira que tentou condicionar o voto dos Associados. O Sr. apenas tem de conduzir os trabalhos e nunca tentar influenciar ou condicionar com comentários ou considerações acerca do futuro do clube. A posição de advogado do diabo não pode ser associada ao lugar do garante de legalidade e imparcialidade do lugar que o Sr. ocupa e por isso mesmo, exigimos que anuncie o mais rapidamente possível uma nova Assembleia Geral para uma nova Apreciação e Votação "deste" Relatório e Contas, sendo que perante o que se sentiu nesta ultima Assembleia Geral, não lhe admitiremos um adiar "sine die" um segundo chumbo deste relatório por razões de manifesta incompetência.
Sr. João Cardoso, a nossa vergonha pelo seu desempenho no episódio do Voleibol. Foi vergonhoso ter sabido em plena assembleia que o Sr. desprezou por completo o direito de resposta de um associado, não por uma, não por duas, não por três, mas sim oito tentativas que foram feitas pelo associado a ter o seu direito de resposta. Verdadeiramente vergonhoso e demonstrativo que o Sr. não está ao serviço dos Sócios, mas sim ao serviço da Direcção.

Sr. Luciano Baltar, ontem chegamos á conclusão que realmente o Sr. é uma verdadeira caixinha de surpresas, quando imaginamos que o Sr. chegou ao ponto mais alto do ridículo, o Sr. consegue elevar a fasquia, pois mais uma vez não conseguiu chegar a uma Assembleia minimamente preparado, sem conhecer os factos, sem argumentos, sem esclarecimentos, pois nós não queríamos saber para onde foi o dinheiro, porque os valores estavam bem descritos no relatório, mas sim como foi possível esses valores orçamentados terem tido tais derrapagens, não conseguiu explicar como foi possível ter dado uma entrevista em que garantia que o passivo iria baixar cerca de um milhão e depois ter apresentado um relatório em que demonstrava um aumento de dois milhões, mas quem acaba por referir nos auge do seu explanar de argumentos que o aumento dos honorários também tem a ver com os recibos verdes passados pelos apanha-bolas, a mais não é obrigado a saber para explicar.

Ao Conselho de Jurisdição, após o relato em anterior Assembleia, pelo facto de Emílio Macedo da Silva ainda não ter desencadeado o processo criminal prometido ao Associado Miguel Salazar e perante as provas apresentadas nesta assembleia pelo mesmo, outra obrigação não tem, que abrir imediatamente um processo de averiguações aos factos relatados e agir em consonância com os estatutos.

Aos candidatos:
Luís Cirilo, agora que se assumiu, não espere para mostrar quem o acompanha, não tenha medo de começar a fazer campanha, demonstre o que pretende e como o quer fazer.
Luis Freitas, tal como Luís Cirilo, esperemos que comece a mostrar mais do que pretende, como o quer fazer e quem o acompanha.
Pinto Brasil, mais do que vontade, é necessária humildade e educação. Se pensar que com arruaça se faz um candidato, terá a certeza que desta vez e contra mais que um candidato, não mais chegará á meia dúzia de percentagem, pois não contará com os votos de protesto á actual direcção.

Aos Sócios, perante o que se adivinhava, julgamos que estiveram á altura do estatuto do clube. Houve excessos, sim, podia ter sido pior, sim, podia ter sido melhor, talvez, mas é o que somos, emotivos, agressivos, apaixonados, mas acima de tudo leais. E sabemos que domingo lá estaremos, para o pior e para o melhor e quem não aguentar a pressão pode pedir para ir embora, pois não está á altura dos desígnios deste clube.

Uma última nota á organização deste tipo de Assembleias.
Seria de boa índole ter existido um local onde os associados com cotas em atraso pudessem ter adquirido a cota necessária par poder participar activamente na vida do clube, pois assistimos a associados de fora de Guimarães que vieram de propósito para debater o passado, presente e futuro e se viram confrontados com a impossibilidade de entrar numa casa que também lhes pertence.
Ver sócios com mais de 50 anos de filiação, com número de três dígitos de uma forma emotiva e enraivecida a partirem o seu cartão por terem uma cota em atraso e assim não poderem contribuir com o seu voto na vida activa do clube é demonstrativo sobre o distanciamento que existe os actuais dirigentes e seus associados.

3 comentários:

  1. Afonso: É uma vergonha o Milo não se demitir mas mais vergonhoso é ler os jornais " A Bola" e " o Jogo" de hoje e ver que eles tentam abafar o Luís Freitas. Então o homem é o primeiro a assumir a candidatura a presidente do Vitória e eles dizem que só existem dois candidatos assumidos, Pinto Brasil e Luís Cirilo. Que P... de imprensa é esta ???
    António Teixeira

    ResponderEliminar
  2. Cuidado, é preciso muito cuidado, a direcção é fraca, mas é a direcção que temos e que está a comandar o nosso Vitória, legitimamente, ganhou sem espinhas nas urnas.
    Quem vier a seguir, terá de ter arcaboiço financeiro, e assinaturas para se atravessarem sempre que necessário..
    Será que temos alguém com este perfil?
    Eu gostava que sim, mas tenho bastantes dúvidas...

    Hermenegildo Sousa

    ResponderEliminar